quinta-feira, 23 de maio de 2013

BOREL - Batalha do Passinho!

Passinho do Borel

Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 05
 
É a Batalha do Passinho voltando para onde tudo começou, o Morro do Borel.
 
A primeira Batalha do Passinho em 2011 foi realizada na Chácara do Céu, lá no alto do Morro. E a primeira reunião para organizar essa turnê linda de 2013 foi feita na sala do Coletivo Coca-cola, dentro do Instituto de Ação e Cidadania do Borel, a quadra antiga da Unidos da Tijuca, que foi palco da festa embrasada. Tamo de volta, Borel! E o Borel nos recebeu de Braços abertos, a quadra ficou lo-ta-da. Dá uma olhada naquela foto ali em cima. Sacaram? Vou corrigir: LOTADÍSSIMA!
“Eu acho o Passinho uma manifestação cultural muito legal. Consegue reunir a garotada em um ambiente diferente e mostra o mundo da dança de um maneira light” falou o presidente do do Instituto, Carlos Alberto Araújo. A Batalha agradece muito ao seu Carlos e a toda Escola de Samba Unidos da Tijuca, que esta esculachando no carnaval carioca, vencendo dois dos quatro últimos carnavais.
Em 2013, a Unidos não venceu (ficou em 3º lugar), mas foi presenteada com a linda e simpática Juliana Alves. Na Batalha do Borel ela trocou o trono de Rainha de Bateria da agremiação pela cadeira de jurada. A musa já estava ligada no Passinho: “Já conhecia o Rafael Nike e por ele fui apresentada ao Passinho, logo no início, e me apaixonei de cara. É uma iniciativa maravilhosa organizar esse movimento que está surgindo.” Obrigado Ju!
 
Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 00
 
Completando o Juri, Tigrão dos Ousados, sempre presente nas Batalhas, parceirão da gente. E outro parceiro que tem historia com a Batalha, MC Nego do Borel, nosso primeiro “funcionário”, dando uma moral desde 2011. Agora ele é “O Cara do Momento”.
 
Zebrinha e Mr.Passista
João Pedro Mr. Passista foi o cabeça de chave da noite. O moleque bonitão de olhos azuis está na Batalha desde 2011, sempre se destacando. Ele venceu fácil o João Paulo.
 
Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 12
 
Na seguinte o menor Zebrinha, menor do Morro da Mineira, chamou o menor Fernandinho para o “duelo dos menor”. Vitória de Zebrinha, que conquistou a torcida. DVD, outro novinho, chamou Novinho Dinâmico e venceu tremendo tudo. Pezão tropeçou, caiu, levantou e mandou bem para vencer Dowt. Hebert, prata da casa, chamou Leo Lima e venceu em um duelo equilibrado, 2 a 1 no júri, empurrado pela torcida do Borel.
Zebrinha tem uma historia bem legal dentro da Batalha. Ele e a mãe apareceram na Batalha do São Carlos achando que o moleque ia dançar. Quando procuraram o nome dele no site nem encontraram. O vídeo dele foi feito, postado no youtube, mas não foi inscrito na Batalha. Engano confirmado, problema resolvido: Ele foi inscrito naquele dia mesmo e foi o mais votado do ranking para dançar no Borel.
 
Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 02
 
JB Dancy, de volta a Batalha mostrou que é um dos moleques mais rápidos do Passinho. Ninja! Mas não deu para vencer GB Sheik, moleque do Borel mandando pulos altos e precisos, se classificando com o ensurdecedor apoio da torcida.
Quando Hiltinho Fantástico foi chamado o brother TK deu o toque: “Fica de olho nesse aí que ele é um dos melhores dançarinos que eu já vi”. Hiltinho confirmou o que TK disse, dançou com leveza e giros perfeitos, mandando o quadradinho até o chão na frente da Juliana Alves. Impossível para Tchelo bater de frente.
Sobrou Gugu e Demorô para o ultimo duelo da primeira fase. Gugu segue o estilo de Passinho rápido, Demorõ aposta na coreografia e no break. Os moleques dificultaram a vida dos jurados, mas deu Demorô!
Pausa para a Coca-cola e para o show dos manos do 22B, grupo de Rap do Borel que adicionou mais um tempero de cultura da periferia no caldeirão da Unidos. Samba, rap e funk na Batalha do Passinho. 22B representou!

Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 11
 
DVD foi chamado por João Pedro e foi eliminado, o menor é bom, mas fica difícil encarar um craque. João Pedro levou todos os votos do júri. Hebert também chamou um menor, Zebrinha, achando que ia ser fácil. Se deu mal, a torcida virou e apoiou Zebrinha e o carisma do menor conquistou os Jurados, Zebrinha classificado.
 
Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 10
 
Hiltinho mostrou confiança quando chamou GB Sheik, moleque fera que tinha a torcida ao seu lado. Hiltinho não estava sozinho, ele trouxe a sua galera de Nova Iguaçu pra dar uma moral. Mais de mil tijucanos de um lado, 5 iguaçuanos se esgoelando do outro. Os dois mandaram muito bem, GB Sheik acertou pulos fantásticos e Hiltinho dançou no palco todo, provocando e mandando o quadradinho. A sentença do Juri: Hiltinho! Poxa vida hein, WOW!
Sobrou Pezão e Demorô, Pezão não tropeçou dessa vez, pelo contrário, fez tudo direitinho e caiu em pé quando tentou pulos mais difíceis. Demorô acertou os pulos e deu uma sambadinha estilo rainha da bateria para agradar a Ju Alves. Deu certo, Demorô classificado para as semifinais.
Mais uma parada para a galera da área mostrar o seu talento. E os donos da casa mandaram o seu time de juniores, a escola de samba mirim Tijuquinha do Borel. O público curtiu aplaudindo a molecada e os dançarinos eliminados caíram no samba.
 
Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 08
 
João Paulo escolheu Zebrinha, que foi aplaudido pra caramba quando subiu no palco. Parecia fácil para o Mr. Passista despachar o menor. Se deu mal. Mesmo dançando muito, e o moleque é um craque nível seleção, João Paulo perdeu para o carisma do menor. Zebrinha na final, eliminando mais um favorito, a galera pira!
Demorô subiu na cambalhota para encarar Hiltinho. Duelo de altíssimo nível para definir o segundo finalista. Um show dos dois, pulos maneiros, breaks inspirados e quadradinhos pra atiçar a mulherada. Decisão dificílima para os juris. O resultado? Hiltinho na final!
O terceiro show da noite foi pra enlouquecer as solteiras e as não-solteiras. Para ciúme da marmanjada, Os Ousados quebraram tudo no palco da Batalha. Pipo, Pet, William e Tigrão mandaram um hit atrás do outro, teve o sabãozinho, o passinho do basquete (bas-que-te, ok?) e a participação especial do MC Saed, que isso novinho, que isso?

Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 06
 
Final: Hiltinho X Zebrinha
Era a hora da final. Hiltinho , na fome de levar o título pra Nova Iguaçu e Zebrinha, podendo se tornar “o” menor do passinho do menor. A plateia do Borel fez uma festa bonita até o fim, aplaudindo muito os dois moleques quando eles subiram. Zebrinha ficou nervoso mas mandou bem, vários passinhos maneiros e gastações pra torcida gritar (e como grita essa galera do Borel!). O adversário tirou o chapéu para o menor, literalmente. Hiltinho deu um show, dançando leve, suave, sorrindo e mandando pulos altos e giros perfeitos.

Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 07
 
Nike chamou os JUUUU-RAAAA-DOOOOOOOOOOS… e nada! Eles se recusaram a responder, primeira vez que acontece na Batalha. Nike avisou que eles teriam que decidir. JUUUU-RAAAA-DOOOOOOOOOOS: Hiltinho!
 
Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky 09
 
Não deu zebra (nem Zebrinha) na Batalha do Borel! Hiltinho foi jogado pro alto pelos dançarinos e amigos do bonde Fantásticos. O campeão se classifica para disputar o Peneirão em Madureira e conquista uma vaga no musical mutimídia “Na Batalha”. Hiltinho dançou junto com Nego do Borel que cantou a bombadíssima “Os caras do momento” – Eu adoro! Eu me amarro! Parabens pro menor Zebrinha também, que moral que ele tem agora, despachando vários favoritos e ficando com o vice. Esse vai brilhar muito ainda!
“Alô mãe? Eu ganhei mãe! Eu te disse que ia ganhar!”. – Avisa pra tua mãe que tu ta voltando pra Nova Iguaçu com o título, Parabens moleque!
A Batalha do Passinho esta na contagem regressiva para o Peneirão BXP que vai selecionar 4 embrasados para disputar 10 mil reais e o cinturão de campeão no programa do Luciano Huck. Partiu Madureira dia 28? A gente se vê lá!
 
Batalha do Passinho no Borel foto - Maria Buzanovsky
 
Hiltinho, campeão da Batalha do Borel. |
 
Fotos: Maria Buzanovsky | Texto: Vinícius Tomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário