ATA

Dia: 13/09/2011
Ata da reunião da Rede Social Borel

- Justiça Comunitária
O Complexo do Borel receberá em breve o núcleo de Justiça Comunitária. O objetivo do núcleo de Justiça Comunitária é capacitar membros da comunidade para atuarem na solução de conflitos. Esses agentes de mediação comunitária participaram de cursos, que abordaram noções básicas de Direito, técnicas de mediação, animação de redes sociais, terapia comunitária, diretos humanos, aulas de cultura cidadã, entre outras disciplinas.
A representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, explicou que ainda estão procurando parceria na comunidade que ofereçam a estrutura para implementar o núcleo e que as seleções de profissionais da área de Serviço Social e Psicologia serão feitas com critérios que priorizam a seleção de profissionais que morem na comunidade. Esse critério é fruto de uma reinvindicação antiga da Rede Social Borel, que entende que há profissionais qualificados na comunidade e que podem entender melhor o contexto dos problemas da comunidade pela sua vivência.
A Rede Social Borel colocou também que não é obrigação da comunidade oferecer a estrutura para os projetos do Poder Público que chegam a comunidade, os serviços oferecidos pelos Estado não são favores, e sim, Diretos de todos os cidadãos.
Solicitamos uma reunião como SEDHAS, Rodrigo Neves para tratar de questões de Assistência Social em geral na comunidade e pedimos que assim que o edital de seleção estiver pronto que envie para o e-mail da rede para divulgarmos pela comunidade.



SENAC
A representante do SENAC informou que a carreta móvel do SENAC foi para outra comunidade pacificada mais que o SENAC continua, através da parceria com a Fundação São Joaquim, que está oferecendo cursos profissionalizantes à comunidade. Dentre os cursos oferecidos estão o de gastronomia, auxiliar administrativo, e garçom.

PSF
O gestor do PSF explicou que vai adotar uma gestão participativa. Para isso, vai formar um colegiado de 5 membros composto por técnicos e moradores, com o objetivo, escutar a comunidade, identificar demandas de saúde para gerar ações que atendam as suas demandas.

UPP Social
A UPP Social devolvendo uma demanda colocada pela Rede Social Borel marcou com a CET-Rio uma reunião no CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, no dia 21 de setembro às 18h30 para apresentar o plano de mudanças no transito da Estrada da Independência. É muito importante que os moradores do Borel, especialemente aqueles que usam carro e trabalham nas Vans e moto taxis, compareçam esse dia, pois a CET Rio vai colocar placas e as novas regras de transito no Borel e quem não cumpri-las estará sujeitos a multas.

Sec. Conserva
Informou que ocorrerá o primeiro mutirão de limpeza da comunidade na Grota. Convidou a todos a participarem da caminhada ecológica que ocorrerá na Formiga no dia 24 de setembro.
Em breve avaliação sobre o novo plano de limpeza da comunidade não houve muitas objeções , mas identificamos alguns lugares em que as caçambas de lixo ainda precisam ser colocadas
_________________________________________________


ATA DA REUNIÃO DA REDE SOCIAL DO BOREL E COMUNIDADES VINCULADAS NA SEDE DA UPP - CHÁCARA DO CÉU)
Estabelecida por Clarissa Ramalho
Na terça-feira, 11 de outubro, a Rede Social do Borel se reuniu para seu encontro mensal na sede da UPP na Chácara do Céu. Estavam presentes cerca de 30 pessoas, entre entidades locais, referências comunitárias, representantes de ONGS, da empresas privadas e do poder público. Esta reunião seguiu a seguinte pauta: boas vindas da UPP; apresentação dos presentes; habitação (POUSO); rede de juventude (SEASDH); PROTEJO (PRONASCI); CET-Rio; TV Futura; Natura; Exibição do filme 5x UPP e informes. Após as boas vindas do capitão Amaral e a apresentação de todos os presentes, a reunião iniciou-se seguindo a pauta.
Habitação (POUSO)
Apesar de estar agendado na pauta, não compareceu nenhum representante da habitação (POUSO).
Rede de Juventude (SEASDH)
Jader, da equipe de gestão social da SEASDH, situou os quatros encontros realizados com a juventude do Complexo do Borel e Comunidades Vinculadas e seus encaminhamentos. Nestes encontros, após a elaboração de um diagnóstico pela equipe de gestão, as demandas foram divididas em três eixos: curso, diversão/lazer e organização comunitária. E, um desses eixos, o de cursos, será abordado no V Encontro com a Juventude, dia 13/10, com a presença de Ana Cristina Baião (FIRJAN). O material de divulgação do V Encontro foi distribuído a todos os presentes. Um dos encaminhamentos dos Encontros foi a participação dos jovens do Complexo do Borel na Conferência Territorial de Juventude na SEASDH, dia 29/08, e a eleição de dois delegados e 4 suplentes do Complexo do Borel para a Conferência Estadual de Juventude (28 a 30 de outubro no Circo Voador)
CET-Rio (UPP Social do Município)
Monique, gestora da UPP Social do Município, apresenta o plano viário elaborado pelo engenheiro da CET-Rio para a Estrada da Independência (da São Miguel ao Largo do Paraíso - Terreirão). Elenca as demandas surgidas da reunião realizada no dia 21/08 no refeitório do Ciep que serão encaminhadas para avaliação na CET-Rio. Tatiana (Roda Viva) diz que precisa ampliar a participação das referências comunitárias da Chácara do Céu. Neto (JOCUM) aponta que é necessário haver uma boa comunicação e diz que o engenheiro subiu na Estrada da Independência sem representante da comunidade; outro ponto sinalizado por ele é a colocação noturna das placas.
TV Futura
Priscila fala sobre a implementação do projeto “Sala Futura” (braço do Futura dentro da comunidade – trazendo a programação do canal) e que está em negociação com a Fundação São Joaquim, local onde a Sala ficará. Aponta a importância de trazer a comunidade para essa sala e questiona: que conteúdos são importantes para o Complexo do Borel? Uma reunião será agendada para articular com as referências locais para estabelecer essa lista de conteúdo para o Borel. A previsão de inauguração da sala é até o final do ano.
Natura
Diana, marketing, fala sobre a empresa Natura e sua filosofia: trabalha com vendas diretas, tem compromisso com sustentabilidade e social. A Natura busca uma parceria maior com as comunidades através das UPPs – a primeira parceria foi com a Cidade de Deus. A proposta é fazer um grande evento de divulgação de evento de integração entre a comunidade e os policiais da UPP. Outra idéia é fazer eventos circulares que possam abranger os diferentes locais para oferecer cursos de automaquiagem, cantinho de leitura (...). Cláudia (Dão) aponta algumas referências para que possa fazer esses eventos nos locais – a Natura pegará contato para marcar as datas dos eventos nos próximos sábados.
Beto fala da sua experiência profissional como policial e sobre o projeto social que vem desenvolvendo em parceria com o AfroReggae, dentre eles o “Papo de Responsa”. Cláudia (Dão) pergunta como encaminhar esses meninos, que não são institucionalizados e não querem estar próximos das referências que são instituição. Beto fala que pode trazer o “Papo de Responsa” com ex-traficantes, ex-chefe para conversar com esses jovens – que esse projeto comunica muito bem com os jovens.
PROTEJO (PRONASCI)
Alcimario apresenta o cronograma do PROTEJO que se inicia no dia 17 a 21 de outubro com a semana de acolhida. Serão 100 jovens aprovados (a lista já saiu) com um acréscimo de mais 20 jovens que serão os casos de maios risco e vulnerabilidade social indicado pelas referencia. A aula inaugural será no dia 20/10 (5ª f) com os jovens. Na semana do dia 23 haverá workshop e seminários e em novembro, oficinas para sensibilizar os jovens. O projeto ira ate julho de 2012 .
Alcimario enfatiza que o Complexo do Borel tem que se apoderar desse projeto (PROTEJO) porque “como acontece no meio político, a equipe pode não estar aqui”
INFORMES
SEASDH
Anelise, gestora da equipe de gestão social, informa sobre as demandas da última reunião da rede: pedido de audiência com o Secretário da Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves; posição sobre a implementação do posto do INSS e a eleição dos delegados e suplentes para a Conferência Estadual de Juventude.
Comunicação
Miramar fala da Rádio Comunitária e da instalação de 3 torres, para melhorar a comunicação da comunidade, nos seguintes locais: Grota, no Espaço Curumim (Ladeira do Moreira) e Associação de Moradores. Apresenta o Projeto Corneta. Cada torre está orçada em R$ 8.000,00, o que faz-se necessário a busca por patrocínio. Claudia (Dão) aponta para a importância de ter esse projeto escrito, formalizado para a busca de recursos. Ebenezer (UPP Social) irá auxiliá-lo na construção do projeto.
Fundação São Joaquim
Sérgio, coordenador de projetos, informa sobre os cursos da Fundação e diz que para colher inscrições para os cursos irá aos locais do Complexo do Borel. Estará iniciando o curso de pizzaiolo à noite,e, a princípio este curso será apenas para os pais dos alunos que freqüentam a São Joaquim.
Karatê
Sérgio, professor de karatê na Chácara do Céu desde fevereiro, tem conseguido desenvolver um trabalho bem legal com os jovens. Apesar das dificuldades que tem enfrentado ao longo deste trabalho e em relação a recursos para material (quimono, aparelhagem adequada,...), apresenta o Douglas, “menino que apostou desde o início”, que ganhou medalhas representando a UPP e foi classificado para o mundial na Itália. As pessoas falam da importância de divulgar esse trabalho na mídia (“isso naoninteressam e apontam que a Natura poderia ajudar na aparelhagem para competição
Exibição do filme 5x UPP
A exibição do filme “5x UPP”, coordenado pelo Cacá Diegues, no Terreirão está em fase de projeto. Pensa-se em um evento, a Natura demonstra interesse em participar deste evento.
A próxima reunião será no dia 08/11 no JOCUM Borel às 09h30.


Assistente de Gestão Social de Território do Complexo do Borel e Comunidades Vinculadas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos - SEASDH/RJ

_________________________________________________________________________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário