quarta-feira, 12 de junho de 2013

Só desabafo, porque o emocional foi pro vinagre.

Mônica Santos Francisco Fonte: http://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=10151639165462482&set=a.10151639166277482.1073741826.622462481&type=1&theater

Após receber minha indenização trabalhista e dar término à obra que estava em andamento, depois de alguns anos parada por falta de mão-de-obra e grana, recebo uma notificação interessante da Secretaria de Urbanismo, recebo não; colaram em meu portão, como ato nazista de marcar as casas de judeus e etc, como exposição pública e exemplo para os outros ousados favelados passantes, que tentam à duras pen...as melhorar sua condição de moradia, já que não fomos removidos, pois não nos encontramos em área de risco e nem temos casas em situação de risco, alguma coisa tem que sobrar pra nós. A notificação segue aí embaixo pra vocês verem. O que fazer? ninguém sabe. Assim se faz com o favelado, trabalhador, que ainda insiste em viver nas favelas, agora pacificadas. Ou saímos ou saem conosco. Só desabafo, porque o emocional foi pro vinagre.














sábado, 8 de junho de 2013

Rede Social – territorialidade e desenvolvimento comunitário.

 
 
O princípio de atuação organizado em coletivos surgiu como técnica de mobilização social na sociedade do século XX e lançou a humanidade para o desafio configurado pelo processo de atuação em grupos neste milênio. Na tentativa de adaptação às exigências contemporâneas de nossa sociedade e mescladas à interface do advento tecnológico, os atores sociais modernos, inseridos em seus contextos territoriais, organizam-se neste modelo vigente a fim de responderem a demanda engendrada na sociabilidade da prática cotidiana.
A Rede Social Borel surgiu em 2010, como uma experiência única na Tijuca, localizada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, diante de um cenário local oportuno que facilitou estabelecer o objetivo comum entre pessoas que se conheciam e instituições que desenvolviam ação no território (JOCUM, PROVIR, FUNDAÇÃO SÃO JOAQUIM, ARTEIRAS, RÁDIO DA GRANDE TIJUCA, PRÓ-FAVELA, RODA VIVA, CIEDS).
 
 
A ligação social ao longo do tempo foi construindo uma identidade de grupo através da troca de ideias sobre como promover o Desenvolvimento Comunitário. Com o tempo, o conjunto de organizações estabeleceu para si o objetivo de articular e unir instituições locais e moradores do Complexo do Borel para elaborar, desenvolver e executar um Plano de Desenvolvimento Local, em parceria com o Poder Público, a iniciativa privada e outras organizações da Sociedade Civil.
Atualmente tem uma estrutura e funcionamento onde estão previstas duas reuniões mensais itinerantes no território. Uma (fechada) somente para os membros da rede para fins de encaminhamentos das questões comunitárias e outra (aberta) para todos os atores locais, ou não, que manifestarem desejo de participar do fórum.
A comunicação, a cooperação mútua, a luta pela melhoria da qualidade de vida comunitária, a facilidade de diálogo entre os membros do grupo, a forte representação institucional e a percepção de atuação coletiva inspirada pela sociedade atual levou-se seus membros naturalmente a considerar uma formação mais organizada de atuação.
A Rede Social Borel é fruto de um amadurecimento que está alinhado ao fortalecimento da Sociedade Civil através da mobilização social para uma maior participação democrática.

Referência:
DUARTE, Fábio; QUANDT, Carlos; SOUZA, Queila (Orgs). O Tempo Das Redes. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.

Por Roberto Lobo.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

"Movimento Favela não se Cala na Indiana Tijuca"

COMUNIDADE INDIANA

No dia 09 de Junho (Domingo), ás 10:00h, haverá Reunião com representantes de Diversas Comunidades Impactadas pelo processo de Remoção.
Compareça, participe e divulgue!

Fonte: http://www.facebook.com/events/378585142262086/


quarta-feira, 5 de junho de 2013

03 Anos de Paz na Tijuca - evento comemorativo UPP Borel

Prezados, segue roteiro do evento comemorativo da UPP Borel - 03 Anos de Paz na Tijuca!

Dia 04/06 de 18:00 ás 22:00 - Fórum de Abertura (Fundação São Joaquim).

Dia 05/06 de 14:00 ás 17:00 - Torneio de Futebol Feminino (Campo Chácara do Céu);
Evento musical com professores de música da UPP Borel na Fundação São Joaquim (comunidade da Indiana) de 14:00 ás 17:00.

Dia 06/06 de de 14:00 ás 17:00 - Teatro PROERD, seguido do Coral PROERD (Igreja da Casa Branca).
 
Dia 08/06 de 06:30 ás 10:00 - Caminhada da 3ª Idade (Saída - Praça da Casa Branca- Rua São Miguel 103).